No último domingo (06) foi realizada pela Paróquia São Paulo Apostolo, a caminhada penitencial que faz parte das atividades da Paróquia durante a Quaresma, é a retomada depois de um tempo por conta da pandemia.
Participaram 141 fiéis, com idade de 10 a 80 anos, num percurso de 15 km, passando por estradas rurais do municipio e também um trecho da PR 218 que liga ao Porto Felício.
Durante a caminhada foi realizado orações do terço mariano e outras orações bem como foram realizadas várias paradas para reflexão de textos bíblicos, Campanha da Fraternidade, o sentido da Quaresma para os católicos, e também sobre o que Deus nos dá gratuitamente. Em uma das paradas para meditação, um momento muito forte foi sobre a comporta da represa Juriti, esta represa que vem sofrendo muito com a escassez de água, por falta de chuvas regulares, e que tem servido muitas propriedades rurais com irrigação das lavouras de arroz e alimentação do gado, todos nós, independentemente de qual credo religioso somos responsáveis por cuidar de um bem tão precioso para a vida humana.
Todas as reflexões foram conduzidas brilhantemente pelas Irmãs Pastorinhas que prestaram serviços na Paróquia.
A organização, forneceu durante todo o trajeto água gelada, lanche e carros de apoio, contando com o auxílio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, com disponibilidade de um micro ônibus e da Secretaria de Saúde com uma ambulância e divulgação pela Divisão de Turismo.
Durante o percurso todos puderam contemplar a natureza, o amanhecer em nossa cidade, já que a saída aconteceu às 05:30h.
O encerramento aconteceu na Vila Rural, Chácara do Pedro Ceará as 10:50h.
Demonstração de fé do nosso povo é algo sem explicação, em especial aos idosos que vivenciaram este momento muita determinação fé e esperança, sem fazer o uso dos veículos de apoio que estava disponível.
Esta é sétima caminhada que realizada na Paróquia, com percursos variáveis, sendo a mais longa já realizada de 23 km até o Porto Brasilio.
Também foram realizadas duas paradas em propriedades rurais, de onde saí o alimento, como arroz, milho, soja, carne, leite, bem como numa industria/comércio e na frente de uma casa familiar, ficando representado todo o município.
Esta caminhada teve origem numa conversa de três fiéis, Pedro Ceará, Guto Aita e Anderson Lima, no desejo de realizar uma caminhada de oração de 1.000 ave marias e alimento somente de pão e água.
A Próxima caminhada já está agendada para o final de Novembro, quando se inicia o tempo do Advento, e em todos os anos se realiza duas caminhadas, uma na quaresma e outro no advento.