WinSaúde

Sistema WinSaúde - IDS

A- A A+

 

O sistema que será o diferencial da Secretaria Municipal de Saúde

 

Voltado para a gestão da saúde pública municipal, o IDS Saúde é uma solução moderna, eficaz, flexível e de grandes vantagens competitivas.

 

A informação é lançada uma única vez no sistema e disponibilizada para todos os setores, possibilitando a integração total da Secretaria da Saúde. O histórico individual do paciente é gerado com o uso sistemático da ferramenta.

 

A otimização dos processos é garantida através da integração dos dados gerados e transferidos automaticamente para os programas oficiais do DATASUS MS.

 

O IDS Saúde proporciona tomada de decisões de forma rápida e precisa, a partir de informações geradas por relatórios e indicadores gráficos de acompanhamento.

 

Benefícios

 

 - Prontuário Eletrônico com assinatura digital no Padrão ICP - Brasil e em conformidade com a resolução 1.821 do CFM - Conselho Federal de Medicina;

 

- Identificação única do usuário em todos os locais de atendimento;

 

- Integração com os sistemas e programas oficiais do DATASUS MS;

 

- Informações gerenciais e indicadores para a tomada de decisões;

 

- Implantação personalizada para cada secretaria de saúde;

 

- Integração de todos os setores da secretaria de saúde;

 

- Atendimento das unidades de saúde "off-line";

 

- Atendimento das unidade de saúde móveis;

 

- Agilidade no atendimento ao paciente;

 

- Aproveitamento dos dados existentes;

 

- Segurança das informações;

 

- Otimização dos processos;

 

- Atualizações constantes;

 

- Suporte permanente;

 

- Redução de custos;

 

- Tecnologia WEB.

 

Agendamento

 

A organização dos serviços e otimização dos recursos disponíveis, exige agilidade e instrumentos dinâmicos. Com a utilização do agendamento, que pode ser centralizado ou em cada unidade assistencial, os serviços de consultas, exames e transporte, podem ser acessados e marcados pelos operadores de qualquer local com o sistema instalado e privilégio atribuído. Permite a implementação de centrais de agendamento, marcação de consultas e exames. Possibilita o agendamento entre as unidades do município.

 

Atendimento

 

Em todos os locais onde existem serviços assistenciais de saúde, em todos os níveis, qualquer atendimento deve ser registrado. O registro eletrônico através do Winsaúde possibilita a construção do histórico único para cada usuário atendido (paciente), unidade assistencial e profissional envolvidos. Com isso, fica instituído o prontuário eletrônico do paciente e a condição de gerar todos os documentos a ele relacionados (carteira de vacinas, gráficos de evolução peso/altura, receitas médicas, solicitações de exames e procedimentos, guias de encaminhamento, etc), vigentes no SUS, além de possibilitar que os procedimentos anteriores sejam visualizados no momento do novo atendimento e, emitido o "extrato" do usuário em todas as estações de trabalho do sistema. Permite o registro de todos os atendimentos de enfermagem.

 

Odontologia

 

Os atendimentos podem ser organizados através de agendamento e visualizados no momento da chegada dos pacientes. Os atendimentos seguem os estágios de recepção e realização dos procedimentos odontológicos, onde o profissional pode registrar todas as ocorrências relacionadas ao paciente (eventos anteriores, anamnese, intervenções futuras, etc), vinculando ao prontuário odontológico, com visualização através do odontograma eletrônico. Assim, como no atendimento médico, são emitidos vários documentos legais, como guia de encaminhamento, solicitação de exames complementares e emissão de receita dos medicamentos prescritos.

 

Estoque

 

Todos os materiais e medicamentos utilizados pela rede assistencial podem ser controlados, tanto aqueles consumidos pelas unidades, quanto os fornecidos (dispensados) aos usuários (pacientes), especialmente na farmácia, através do registro da movimentação (entrada e saída) e da identificação de quem solicita, fornece e recebe, ficando associado ao histórico único (usuário, profissional e unidade). Além disso, o registro sistemático de todas as movimentações de medicamentos proporciona a geração dos relatórios de controle instituídos pela ANVISA, que são obrigatórios. Podem ser instituídos diversos locais de registro e controle, contemplando todas as unidades existentes.

 

Programas

 

Para todos os programas assistenciais implementados no município, sejam de iniciativa Federal, Estadual ou Local, através deste módulo é possível vincular os pacientes que serão assistidos, definir a periodicidade de comparecimento ou intervenções, profissionais envolvidos, registrar os atendimentos, acompanhar a regularidade de cada programa, fazer buscas de inadimplentes, realizar investigações, cadastrar e fornecer insumos específicos, além de gerar relatórios e arquivos para que possam ser alimentados outros sistemas de informações oficiais e obrigatórios, de forma que todos os recursos colocados à disposição do município sejam aproveitados.

 

Vigilância Sanitária

 

Esta funcionalidade possibilita a organização e controle de todas as atividades relacionadas ao aspecto sanitário das empresas e do ambiente, através do cadastramento das empresas, atividades, ocorrências e providências adotadas para solucionar as incoerências. Permite ainda, que os aspectos sanitários formais sejam acompanhados, dentre eles, os alvarás e licenças sanitárias, ou ainda, no controle e quantificação das inspeções de abate e produção de origem animal. As reclamações registradas no sistema geram automaticamente uma tarefa para posterior distribuição entre os profissionais envolvidos, possibilitando o acompanhamento e conclusão de cada processo. Nas inspeções de abate, são registradas todas as informações (quantidade de animais, sexo, peso, raça etc.) para quantificar estatisticamente a produção do município.

 

Epidemiologia

 

Notificações de agravo a saúde do trabalhador e hepatites virais.

 

Ouvidoria

 

Possibilita o registro de reclamações, sugestões e elogios, que podem ser feitos através de contato telefônico, presencial ou via internet. A partir do registro, os assuntos são encaminhados aos setores envolvidos para posicionamento e resolução dos fatos apresentados. O sistema gerencia automaticamente os prazos de retorno, informando ao

ouvidor sobre o andamento dos processos, que por sua vez, poderá responder ao cidadão através de carta, telefone ou e-mail, sobre a apuração da procedência ou não, além dos encaminhamentos dados à situação apresentada.

 

Prontuário Eletrônico

 

O sistema possibilita a construção automática do histórico do paciente, a partir dos atendimentos registrados, visualizando os atendimentos anteriores (dados clínicos, medicamentos prescritos, encaminhamentos, diagnósticos, resultados de exames). Acessa automaticamente os resultados de exames realizados no laboratório. No momento da prescrição, são informados os medicamentos disponíveis na farmácia e seu respectivo estoque, alertando sobre os medicamentos que não fazem parte da farmácia municipal. 

Cep: - -