Ouvidoria

Ouvidoria Municipal

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O que é uma Ouvidoria

 

A Ouvidoria pública deve ser compreendida como uma ferramenta de gestão que auxilia o cidadão em suas relações com o Município. A Ouvidoria é um canal direto do cidadão com os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), que recebe reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios, além de prestar informações. Estimula a participação do cidadão no controle e avaliação da prestação dos serviços públicos, e favorece mudanças e ajustes nas atividades e processos das instituições à frente das necessidades apresentadas pelo cidadão.

 

Assim, à Ouvidoria tem como propósito também conhecer o grau de satisfação do usuário, buscando soluções para as questões levantadas, oferecendo informações gerenciais e sugestões à instituição, visando o aprimoramento dos serviços prestados, contribuindo para a melhoria dos processos administrativos e das relações interpessoais com seu público interno e externo.

 

A Ouvidoria deve funcionar como um agente promotor de mudanças e favorecer um gestão flexível e voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, garantindo uma prestação de serviços públicos de qualidade, para a promoção da cidadania.

 

Em síntese, é um instrumento a serviço da democracia, pois nos países democráticos o cidadão pode se manifestar das mais variadas formas, seja elogiando, criticando ou sugerindo medidas que venham ao encontro dos interesses coletivos.

 

Finalidade de uma Ouvidoria e o Papel do Ouvidor

 

A Ouvidoria tem como finalidade buscar soluções para as questões suscitadas com as manifestações; oferecer informações gerenciais e sugestões ao gestor visando aprimorar a prestação do serviço.

 

A quantidade dos serviços prestados pela administração se aperfeiçoa com a atuação da Ouvidoria, uma vez que a mesma auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados e contribui, dessa forma, para a melhora dos procedimentos e dos processos administrativos.

 

Ao exercer seu papel de porta-voz do cidadão na organização, o Ouvidor tende ser um importante instrumento de interação entre o órgão e o ambiente, aliado na defesa dos direitos do usuário, na busca de soluções de conflitos extrajudiciais e colaborar com os programas de

qualidade implementados nas instituições.

 

Os órgãos públicos vem dotando o Ouvidor à uma sensibilidade na captação de problemas, encaminhamento de sugestões e livre acesso entre os diversos setores da organização na busca de soluções, contribuindo para o aperfeiçoamento do atendimento e valorização do cidadão.

 

Desta forma, o Ouvidor também poderá atuar na defesa da administração, promovendo o atendimento de reivindicações de funcionários, exercendo um controle preventivo e corretivo de arbitrariedades ou negligências, de problemas interpessoais ou de abuso de poder das chefias.

 

Para tanto, o Ouvidor deve ter conhecimento de toda estrutura e funcionamento da instituição a qual pertence, pois só assim poderá encaminhar/acompanhar os diversos questionamentos/problemas para soluções, com os quais venha a se deparar.

 

Tipos de Manifestações

 

- Denúncia;

 

- Elogio;

 

- Reclamação;

 

- Solicitação;

 

- Sugestão.

 

Como fazer uma Manifestação

 

A manifestação pode ser feita de forma presencial, por carta ou por telefone, dependendo do interesse do cidadão.

 

Ouvidor Municipal

 

Gilmar Pereira de Ramos

Rua Santo Antonio, 696 – Centro

Telefone: (42) 3436-1379

Cep: - -