A Educação em Imbituva frente à Pandemia - Notícias

Retorno das aulas em Imbituva. Turmas inteiras sem escalonamento.

A- A A+

Retorno das aulas em Imbituva. Turmas inteiras sem escalonamento.

Com a redução do afastamento físico para 1 metro, as turmas (alunos) deverão frequentar diariamente, sem escalonamento, salvo o caso em que os pais/responsáveis optaram pelo não retorno presencial.

Obs. Ler normativa.

A medida já está valendo.

Galeria de Fotos

Retorno das aulas em Imbituva. Turmas inteiras sem escalonamento. Retorno das aulas em Imbituva. Turmas inteiras sem escalonamento.

O protocolo do retorno às aulas.

O protocolo do retorno às aulas.

Os alunos que retornaram o presencial estão adentrando na escola com a autorização dos responsáveis (levamos em consideração os cuidados vindos da casa em que os pais atestam que o filho(a) está bem de saúde).

Se algum aluno em sala queixar-se de sintoma (tosse, dor de cabeça, mal estar) a equipe de coordenação da escola/professor imediatamente entrará em contato com o pai/responsável para vir buscar o aluno (infelizmente, isso pode acontecer).

Em caso de algum familiar do aluno(a) positivar após a ida de um aluno, e, o aluno queixar-se de sintomas em sala, toda a turma e inclusive o professor serão isolados por 15 dias (infelizmente, isto pode acontecer).

Este é o protocolo.

Obs. Cada caso (se houver) será investigado pela equipe do protocolo de biosegurança. Por exemplo, se um aluno queixar-se de sintomas em uma turminha em que observou-se que todos rigorosamente utilizavam corretamente a máscara não haverá a necessidade de isolar toda a turma. A prática do isolamento de todos ocorrerá, sobretudo, nas turminhas de infantil onde as vezes um pequenino acaba em algum momento baixando a máscara. As turminhas de alunos acima dos 6 anos de idade é mais difícil de um aluno "se descuidar" do uso correto da máscara. Cada possível caso será investigado pelas equipes de biossegurança. Poderá haver casos de apenas o aluno que afirmar ter tido sintomas ser isolado.

Um imenso desafio para todos nós! Precisamos de muita união, diálogo para enfrentarmos esta complexa nova realidade. O objetivo da comunidade escolar é conseguir proporcionar um aprendizado seguro e respeitoso a todos os alunos de Imbituva.

Galeria de Fotos

O protocolo do retorno às aulas.

Retorno das aulas presenciais

Comunidade escolar.

Senhores pais/responsáveis.

Nesta segunda (26/07), estamos voltando com as atividades presenciais. É um momento novo/diferente, um desafio para todos nós. Há vários meses, estamos nos preparando, criando alternativas para melhor retomar as atividades seguindo um rígido protocolo de segurança.

Nossos veículos estarão circulando com 50% da capacidade de passageiros (23 alunos por carro). Ao entrarem usando máscara, será medida a temperatura e orientado o aluno a passar álcool gel. Apenas 1 aluno por banco em "ziguezague". As linhas foram preparadas de acordo com as listas de alunos que por meio dos seus pais/responsáveis confirmaram o interesse em utilizar o transporte juntos aos diretores das escolas municipais e colégios estaduais. Portanto, só irá embarcar no ônibus os alunos autorizados e que estão nas listas.

Pedimos encarecidamente que os pais/responsáveis orientem os alunos a usarem a máscara e seguirem criteriosamente o protocolo. Esta nova realidade exige uma parcela de contribuição que envolve todos nós. O respeito, empatia, bom senso precisa envolver todos nós neste processo de retomada das aulas presenciais.

Vamos todos nos unir em torno dessa retomada seguindo os protocolos de segurança.

Um excelente retorno a todos.

Galeria de Fotos

Retorno das aulas presenciais

Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO.

Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO.

A Secretaria Municipal de Educação investiu nos últimos meses mais de 70 mil reais em ações de prevenção e combate ao coronavírus nas escolas.

🛒Foram adquiridas mais de 15 mil máscaras reutilizáveis que estão sendo entregues em kits individualizados para todos os alunos da rede municipal de ensino do município.

🛒Também houve a compra e distribuição de kits e produtos de higienização e desinfecção pessoal e de ambientes, termômetros, materiais gráficos informativos, como cartilhas para comunidade escolar e equipe pedagógica, dentre outros.

📊Também foram prestadas capacitações contínuas a todos os profissionais da educação com palestra, cursos e treinamentos e acolhimento psicossocial com profissionais especializados.

📌Esses materiais foram adquiridos e estão sendo distribuídos entre todas as unidades educacionais do município, para que se possa haver um retorno seguro e consciente para nossos alunos e profissionais.

Galeria de Fotos

Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO. Educação de Imbituva: RETORNO SEGURO.

Sobre o trabalho dos profissionais da Educação da rede municipal.

Normativa 05/2021

Galeria de Fotos

Sobre o trabalho dos profissionais da Educação da rede municipal. Sobre o trabalho dos profissionais da Educação da rede municipal.

Ampliação da Faixa Etária de Vacinação - Profissionais da Educação - 18 anos

Atenção!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta SEGUNDA-FEIRA 07/06, estará AMPLIANDO a Vacinação contra a COVID-19.

• Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas poderão se vacinar A PARTIR DE 18 ANOS.

• Profissionais de saúde que ainda não receberam a vacina como Biólogos, Biomédicos, Profissionais de Educação Física, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fonoaudiólogos, Médicos, Médicos Veterinários, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais com comprovação em seu respectivo Conselho de Classe.

• Trabalhadores da Assistência Social, conforme escalonamento (já definido com a Secretaria de Assistência Social do Município).
A partir de 08/06 a vacinação será ampliada para PESSOAS COM 59 ANOS E AS QUE COMPLETAM 59 ANOS ATÉ 31/12/2021, seguindo a ordem:

• Nascidos nos meses de JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO: Dia 08/06/2021 das 08:30 às 11:30 horas;
• Nascidos nos meses de ABRIL, MAIO E JUNHO: Dia 08/06/2021 das 13:00 às 16:30 horas;

• Nascidos nos meses de JULHO, AGOSTO E SETEMBRO: Dia 09/06/2021 das 08:30 Às 11:30 horas;

• Nascidos nos meses de OUTUBRO, NOVEMBRO E DEZEMBRO: Dia 09/06/2021 das 13:00 às 16:30.
Nessa etapa, a vacinação ficará centralizada na SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, na Sala em frente ao Setor de Fisioterapia (entrada pela lateral em frente ao Laboratório Bioluz).

A Vacinação continua ainda para:
Gestantes e mulheres até 45 dias no pós-parto, acima de 18 anos, que apresentem comorbidades;
Pessoas acima de 18 anos que fazem Hemodiálise;
Pessoas acima de 18 anos com Síndrome de Down;
Pessoas entre 18 a 59 anos que apresentam comorbidades citadas no quadro em anexo;
Pessoas entre 18 a 59 anos portadores de Deficiências Permanentes grave.
Para estes grupos é necessário um Atestado de Saúde que detalhe a condição em que a pessoa se enquadra para receber a vacina. Esse atestado está disponível nas Unidades de Saúde, para quem faz acompanhamento pelo SUS. Para quem faz acompanhamento na rede particular o atestado pode ser emitido pelo médico que acompanha o paciente ou em uma unidade de saúde, desde que contenha a descrição detalhada da patologia em que a pessoa se enquadra para receber a vacinação.

Para Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas é necessária declaração preenchida pelos responsáveis das Escolas, conforme já encaminhado anteriormente à Secretaria Municipal de Educação, Rede Particular e Colégios Estaduais.

PESSOAS A PARTIR DE 60 ANOS que ainda não se vacinaram também deve procurar o setor de vacinação na Secretaria de Saúde.
A vacina estará disponível de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 11:30 e das 13:00 às 16:30 horas.
COMPARECER COM CPF E CARTÃO DE VACINAÇÃO.

Galeria de Fotos

Ampliação da Faixa Etária de Vacinação - Profissionais da Educação - 18 anos

#BOLETIM DE VACINAS 31/05/2021 - 180 Profissionais da Educação Vacinados

Gratidão!!! laugh

No dia de hoje (31/05/2021) saiu o Boletim de Vacinação e é com muita alegria que compartilhamos com vocês, que já são 180 profissionais da área da Educação que receberam a 1º dose da vacina!!!

Galeria de Fotos

#BOLETIM DE VACINAS 31/05/2021 - 180 Profissionais da Educação Vacinados

Medidas de prevenção contra a COVID-19

Galeria de Fotos

Medidas de prevenção contra a COVID-19

Juntos contra a COVID-19

Galeria de Fotos

Juntos contra a COVID-19

Ampliação da Faixa Etária de Vacinação - Profissionais da Educação

ATENÇÃO!

A Secretaria Municipal de Saúde informa que está realizando a vacinação do Grupo de Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas para pessoas com mais 30 anos de Idade, a partir do dia 31/05/2021 (Segunda-feira)!

A vacinação é EXCLUSIVAMENTE dos trabalhadores das ESCOLAS!

Os outros setores devem esperar, que será enviada as respectivas datas!

Galeria de Fotos

Ampliação da Faixa Etária de Vacinação - Profissionais da Educação

Circular 04/2021

Implantação do trabalho home office para os profissionais da Educação. Nas próximas horas estaremos informando detalhadamente as metodologias que serão adotadas no período da vigência do Decreto Municipal 5998/2021, publicado nesta Quarta-feira (26/05/2021). 

Galeria de Fotos

Circular 04/2021

Vacinação para os profissionais da Educação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir de hoje, dia 24/05, SEGUNDA-FEIRA, estará AMPLIANDO A FAIXA ETÁRIA da Vacinação contra a COVID-19, para o Grupo de Pessoas com Comorbidades e Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas para pessoas à partir de 40 anos e mais e o Retorno da Vacinação para Gestantes e Puérperas com comorbidades à partir de 18 anos.

Nessa etapa, a vacinação ficará centralizada na UNIDADE DE SAÚDE KELY, anexa a Secretaria Municipal de Saúde.

Estão incluídos nesta fase:

Gestantes e mulheres até 45 dias no pós-parto, acima de 18 anos, que apresentem comorbidades;

Pessoas acima de 18 anos que fazem Hemodiálise;

Pessoas acima de 18 anos com Síndrome de Down;

Pessoas entre 40 a 59 anos que apresentam comorbidades citadas no quadro em anexo;

Pessoas entre 40 a 59 anos portadoras de Deficiência Permanente que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas entre 40 a 59 anos

Para receber a vacina é preciso estar com CPF e um Atestado de Saúde que detalhe a condição em que a pessoa se enquadra para receber a vacina. Esse atestado está disponível nas Unidades de Saúde, para quem faz acompanhamento pelo SUS. Para quem faz acompanhamento na rede particular o atestado pode ser emitido pelo médico que acompanha o paciente ou em uma unidade de saúde, desde que contenha a descrição detalhada da patologia em que a pessoa se enquadra para receber a vacinação.

Para Trabalhadores das Escolas Públicas e Privadas é necessário declaração preenchida pelos responsáveis das Escolas, conforme já encaminhado anteriormente à Secretaria Municipal de Educação, Rede Particular e Colégios Estaduais.

PESSOAS À PARTIR DE 60 ANOS que ainda não se vacinaram, também deverão procurar a UNIDADE DE SAÚDE KELY.

A vacina estará disponível a partir de amanhã, seguindo de segunda à sexta-feira, das 08:30 às 11:30 e das 13:00 às 16:30 horas.

Galeria de Fotos

Vacinação para os profissionais da Educação Vacinação para os profissionais da Educação

Atualização sobre as aulas presenciais

ATENÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL

Estamos acompanhando o trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde, sobretudo no Pronto Atendimento Municipal-PA. Temos monitorado o dia-dia, a rotina, bem como a evolução desta terrível doença no município de Imbituva. Este acompanhamento constante, levando em consideração a Ciência Médica, nos permite dar continuidade a seguinte medida já tomada na semana anterior, portanto, NÃO ESTAREMOS ofertando aula presencial nos estabelecimentos de ensino da REDE PÚBLICA MUNICIPAL nesta semana.

É possível avaliar que, após a data comemorativa do dia das mães, houve um aumento expressivo de casos em Imbituva. Assim como em nosso município, em outros, também houve aumento, fato que sobrecarregou os Leitos de UTI no Estado.

Na noite deste domingo (23/05) temos 11 pacientes internados no PA, sendo que, 7 necessitam de transferências que envolvem UTI, porém, está sendo muito difícil conseguir vaga de UTI. Portanto, precisamos contribuir com ações que previnam um aumento ainda maior de casos.

Para termos uma noção da gravidade temos o seguinte dado: na noite de Domingo, 900 pessoas estavam aguardando Leitos Clínicos no Estado do Paraná. Portanto, os segmentos, setores da iniciativa pública ou privada que puderem colocar em prática ações coletivas que visem prevenir à disseminação do vírus, será um nobre gesto de solidariedade.

Apesar de termos percebido que o aumento de casos não está relacionado com o retorno gradativo de alunos em sala de aula, mesmo assim, optamos por paralisar por mais uma semana a continuidade das aulas que estavam ocorrendo na rede municipal. Faremos isso, para tentar evitar possível circulação do vírus.

Estamos monitorando o dia-dia escolar seguindo um rigoroso protocolo de biossegurança e percebemos que é eficaz, no entanto, devido ao aumento geral de casos na sociedade imbituvense, estaremos dando nossa parcela de contribuição paralisando as aulas por mais uma semana. No final de semana (30/05), estaremos novamente analisando os dados para refletirmos possível retorno.

Reiteramos que o cancelamento do retorno gradativo dos alunos dar-se-á pelo motivo de falta de Leitos de UTI, pois, estamos presenciando casos graves de pacientes que estão há mais de 4 dias esperando por vaga urgente e não estamos conseguindo ter êxito.

Esta ação da Secretaria de Educação e Cultura visa a proteção, o cuidado e carinho com a vida da nossa Comunidade Escolar e sociedade imbituvense.

Estamos incansavelmente buscando medidas para bem cuidar de nossa Comunidade, e sempre, medidas pautadas na prudência, no diálogo e na Ciência.

Caros pais/responsáveis queremos a sua compreensão! Orientem seus filhos a permaneceram em suas casas tomando os devidos cuidados.

Quanto aos nossos professores e funcionários, estarão indo as escolas tomando os cuidados necessários que o protocolo de biossegurança exige. Nossos professores e funcionários estarão presencialmente nas escolas (cada um em sua sala) preparando aulas, atividades remotas e interagindo, dando apoio, carinho aos nossos alunos por meio dos ambientes virtuais que temos à disposição.

Imbituva, 23 de maio de 2021.

Zaqueu Luiz Bobato (Secretário Municipal de Educação e Cultura).

Galeria de Fotos

Atualização sobre as aulas presenciais

Índices COVID-19

Atenção Comunidade Escolar da rede pública municipal

Na tarde deste domingo (16/05), estivemos com a Vigilância Sanitária e profissionais de saúde refletindo os dados de Covid19 no município de Imbituva, bem como a demanda no Pronto Atendimento Municipal (PA). Após a data comemorativa do dia das mães, houve um aumento expressivo de casos em Imbituva. Assim como em nosso município, em outros, também houve aumento, fato que sobrecarregou os Leitos de UTI no Estado. Nos últimos dias o PA de Imbituva vive um drama que abala o psicológico, a vida de quem passa pelo local, pois está sendo muito difícil conseguir vaga de UTI. Portanto, precisamos contribuir com ações que previnam um aumento ainda maior de casos.

Apesar de termos percebido que o aumento de casos não está relacionado com o retorno gradativo de alunos em sala de aula, mesmo assim, optamos por paralisar a continuidade das aulas que estavam ocorrendo na rede municipal. Faremos isso, para tentar evitar possível circulação de vírus entre professores, alunos, pais, responsáveis. Estamos monitorando o dia-dia escolar seguindo um rigoroso protocolo de biossegurança e percebemos que foi muito eficaz, no entanto, devido ao aumento geral de casos na sociedade imbituvense, estaremos dando nossa parcela de contribuição paralisando as aulas nesta semana. No final de semana (23/05), estaremos novamente analisando os dados para refletirmos possível retorno.

Reiteramos que o cancelamento do retorno gradativo dos alunos dar-se-á pelo motivo de falta de Leitos de UTI, pois, estamos presenciando casos graves de pacientes que estão há mais de 4 dias esperando por vaga urgente e não estamos conseguindo ter êxito.

Esta ação da Secretaria de Educação e Cultura visa a proteção, o cuidado e carinho com a vida da nossa Comunidade Escolar e sociedade imbituvense.

Estamos incansavelmente buscando medidas para bem cuidar de nossa Comunidade, e sempre, medidas pautadas na prudência, no diálogo e na ciência.

Caros pais/responsáveis, queremos a sua compreensão! Orientem seus filhos a permaneceram em suas casas tomando os devidos cuidados.

Quanto aos nossos professores e funcionários, estarão indo as escolas tomando os cuidados necessários que o protocolo de biossegurança exige. Nossos professores e funcionários estarão presencialmente nas escolas (cada um em sua sala) preparando aulas, atividades remotas e interagindo, dando apoio, carinho aos nossos alunos por meio dos ambientes virtuais que temos à disposição.

Imbituva, 16 de maio de 2021.

Zaqueu Luiz Bobato (Secretário Municipal de Educação e Cultura).

Galeria de Fotos

Índices COVID-19

Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL.

Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL.

Respeitando a liberdade de cada pai/responsável, estaremos proporcionando possibilidade de atendimento presencial para os alunos (Não será obrigatório). O pai/responsável precisa dialogar com sua família e terá toda a liberdade para tomar sua decisão.

É muito importante a leitura criteriosa deste documento.

Nas próximas horas estaremos ampliando o debate com a comunidade.

Sentimos que é necessário darmos esta alternativa para nossos alunos.

Não entendemos ser a hora de colocar para circular os transportes, portanto, se o pai/responsável sentir ser necessário este suporte presencial, deverá levar seu filho até a escola.

Pedimos encarecidamente: calma, diálogo, muita prudência e discernimento nas decisões.

Estaremos totalmente abertos para dialogar, esclarecer os procedimentos que estarão sendo adotados.

Galeria de Fotos

Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL. Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL. Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL. Sobre o RETORNO das atividades PRESENCIAIS de alunos da rede MUNICIPAL.

Circular 03/2021

Galeria de Fotos

Circular 03/2021

Aulas/Imbituva: Rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a partir de diálogo que envolveu: Prefeito, Presidente da Câmara, Ministério Público, Vigilância Sanitária, profissionais de saúde, Secretária de saúde, Direções e Pedagogas das escolas e CMEIS, optou que o retorno das aulas da rede municipal ocorrerá por meio de atividades remotas.

Portanto, na data de 08 de fevereiro os profissionais envolvidos com a educação estarão voltando às atividades nas escolas e CMEIS. No entanto, os alunos deverão permanecer em casa. Apenas os pais/responsáveis é que irão a cada 15 dias buscar as atividades na escola.

A primeira data para os pais/responsáveis irem buscar a atividade na escola será no dia 12 de fevereiro. Neste dia os profissionais da educação da escola irão explicar detalhadamente o funcionamento e prazos de entrega das atividades.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está tomando as medidas necessárias para proporcionar segurança, proteção à comunidade escolar neste processo inicial de atividades remotas.

O amplo diálogo com as autoridades municipais e o cuidado com a vida da comunidade escolar foi o fator decisivo para esta medida, pois temos uma realidade de 3.800 crianças sob a responsabilidade da rede municipal de ensino. O momento exige-nos prudência, pois, a circulação das crianças envolve uma abrangente complexidade: transporte escolar, contato com os pais/responsáveis, familiares o que passaria a aumentar o número de contatos diários. Uma retomada de aulas de forma presencial com os nossos pequeninos, mesmo que fosse de forma híbrida envolveria contatos diários de cerca de 8 mil pessoas.

“O conhecimento se recupera, mas, vida humana ceifada não”.

Imbituva-PR, 28 de janeiro de 2021.

Zaqueu Luiz Bobato

Secretário Municipal de Educação e Cultura

Galeria de Fotos

Aulas/Imbituva: Rede municipal

Plano de contingência - SMEC

Este documento em anexo apresenta o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19) em caso de surto e define o nível de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada, em cada nível de resposta.

Protocolo de Biossegurança - Secretaria Municipal de Educação e Cultura

O Protocolo de Biossegurança em anexo foi elaborado em conformidade com as diretrizes previstas no Decreto Estadual n° 6637 de 20/01/2021, Instrução Normativa 002/2021, Resolução SESA N° 632/2020, Resolução SESA 0098/2021 e no Protocolo para retorno das aulas presenciais do Comitê “Volta às Aulas” do governo do Estado do Paraná e apresenta os procedimentos a serem realizados.

Cep: - -