Notícias

 

Ações da Secretaria Municipal de Educação frente ao enfrentamento da pandemia do COVID-19

A- A A+

     A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) iniciou, no dia 22 de abril, a entrega das primeiras atividades remotas para os alunos da rede municipal (escolas e CMEIs), visando atender ao decreto nº 5646/2020, no qual fica declarado situação de emergência em saúde pública, no âmbito do município de Imbituva, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), devendo ser adotada a medida de interrupção das atividades escolares municipais, incluindo transporte escolar, a partir de 20 de março. 
   Neste contexto de excepcionalidade trazido pela pandemia, reuniram-se a equipe da Secretaria e os diretores da rede municipal para tomada de decisão sobre medidas cabíveis em relação à aprendizagem e carga horária das escolas. A SMEC criou normativa para a elaboração e entrega de atividades remotas e o Plano de Contingência para infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).
   Nessa primeira entrega as escolas rurais receberam um kit para realização das atividades (conteúdos escolares impressos, giz, lápis preto, borracha, tesoura, apontador e cola (1ºano)). As atividades foram elaboradas pelos professores e equipe pedagógica de cada escola, sendo revisadas pela equipe pedagógica da SMEC. Devido ao fato de nem todos os alunos da rede terem acesso á recursos tecnológicos optou-se pela distribuição das atividades impressas quinzenalmente nas escolas e nos CMEIs municipais, aos pais ou responsáveis, de maneira escalonada, no intuito de evitar aglomerações.
    Cada professor criou um grupo de Whatsapp com sua turma, tendo como finalidade fornecer explicações sobre as atividades enviadas, atender possíveis dúvidas, bem como manter um canal de diálogo contínuo entre professores, pais e alunos.
     As atividades realizadas pelos alunos estão sendo entregues nas escolas e encaminadas aos professores para correção e acompanhamento.
   A Secretaria Municipal de Educação e Cultura também está entregando os kits de alimentos e da agricultura familiar para as famílias mais vulneráveis, sendo o kit de alimentos de entrega mensal, e da agricultura familiar de entrega quinzenal. A partir de junho todas as entregas serão mensais. Também houve a pareceria com a Secretaria de Assistência Social que visita as famílias dos alunos, verificando assim a necessidade de distribuição dos kits que porventura surgirem a mais do que os que estão sendo entregues por esta Secretaria.
     Segundo a secretária municipal de educação, Letícia Maristela Galvão, a distribuição das atividades tem ocorrido dentro das expectativas tendo em vista que grande parte dos pais/responsáveis tem comparecido para retirada das atividades escolares e devolvido para correção. Em alguns casos a equipe pedagógica entra em contato com os familiares ou responsáveis e também, se houver necessidade, desloca-se até a residência do aluno para entrega dos materiais visando assegurar as mesmas oportunidades a todos os estudantes neste momento atípico.
     A equipe SMEC agradece imensamente o empenho e a dedicação de todos os professores, diretores e pedagogos. Sabemos que não é fácil organizar aulas não presenciais, pois exige-se muito de todos os profissionais envolvidos. Também somos gratos às famílias que tem participado ativamente durante esse período. Queremos que tudo isso passe logo e que as crianças retornem para as escolas alegres e saudáveis. Enquanto isso, as palavras de ordem são: FÉ e SABEDORIA.

 


Letícia Maristela Galvão
Secretária Municipal de Educação e Cultura

Galeria de Fotos

Ações da Secretaria Municipal de Educação frente ao enfrentamento da pandemia do COVID-19

Artigos Relacionados

Cep: - -