Como faço para participar das Compras Públicas de Marialva?

Artigo


  1. Formalize sua empresa



Se sua empresa estiver em situação informal ou irregular, procure a Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, à Rua Presidente Nereu Ramos, n.º 1264, Centro. Lá, você terá toda a ajuda necessária para formalizar ou regularizar o seu negócio.




  1. Capacite-se



Para ter sucesso nas licitações, é muito importante se qualificar. A Prefeitura, em parceria com SEBRAE, realiza frequentemente cursos de capacitação, tanto em Compras Públicas quanto em outras áreas essenciais do mercado privado. Mais informações de programação de cursos e consultorias você pode obter na Sala do Empreendedor pelo telefone: (44) 3232-7424.  Fique atento e não perca a sua oportunidade.




  1. Acompanhe os Editais



No Portal Marialva Compra, são disponibilizados todos os editais das licitações. Além disso, no mesmo endereço, você também pode acompanhar o Planejamento Mensal de Licitações, assim você pode se programar melhor conforme a época prevista de cada procedimento, e fica atualizado de todas as novidades do Programa




  1. Fique atento



Verifique com muita atenção as regras e exigências de cada compra, especialmente as relacionadas à modalidade de licitação, documentação necessária, preço máximo, quantidades e prazo de entrega. Geralmente, as licitações são definidas pelo menor preço, porém fique atento às exceções.




  1. Avalie a sua capacidade



É preciso estar convicto de que a sua empresa possui as condições plenas para atender ao contrato. Não é necessário ser um atendimento de grande porte, mas é preciso atender às condições do Edital com pontualidade e profissionalismo.




  1. Nunca hesite em falar com o comprador



Os compradores públicos estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o Edital. Você pode entrar em contato através dos seguintes meios:



Portal Marialva Compra e nos telefones (44)3232-8372; (44)3232-8386 ou presencialmente na Secretaria de Administração, localizada no Paço Municipal, à Rua Santa Efigênia, n.º 680, Centro.




  1. Fique de olho nos prazos



A perda de prazos pode inviabilizar a participação da empresa nas Compras Públicas. Por isto, fique atento às datas, horários, e locais de protocolo e realização do certame. No edital, também estarão previstos os prazos para que a empresa faça os pedidos de esclarecimentos, impugnação e recursos.




  1. Certame



É a fase em que o Poder Público seleciona a proposta mais vantajosa, menos onerosa e com melhor qualidade possível das empresas interessadas (licitantes), conforme os critérios do Edital. O certame pode ocorrer nas modalidades Tradicionais ou Pregão. No Pregão o Pregoeiro responsável pela condução do certame, e a sua equipe de apoio irão abrir todos os envelopes contendo as propostas, após os vistos de todos os presentes nestes mesmos documentos. Após os preços dos itens das propostas serem lançados no sistema, passarão para a fase de lances as empresas que apresentarem as melhores propostas (de acordo com os critérios do Edital, geralmente sendo o menor valor por item ou lote). As melhores propostas serão as que estiverem com o preço em até 10% superior ao da menor proposta. Se não houver três empresas nesta condição anterior, passam-se para a próxima fase as três melhores propostas independentemente de preço. Em seguida, na fase de lances, as empresas classificadas poderão oferecer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor. Declarados os vencedores dos lances, serão abertos os seus respectivos envelopes contendo a documentação (habilitação), sendo habilitados para efetivação do contrato somente as que apresentarem a documentação em conformidade às exigências editalícias. Vale ressaltar que as micro e pequenas empresas (MPE) têm benefício da regularização tardia. Nas modalidades Tradicionais ao contrário do Pregão, a análise de documentos das empresas é feita previamente à abertura das propostas. Nestes tipos de licitações, não há sessão de lances verbais e a empresa vencedora será a que apresentar a proposta física de menor valor, sendo contratada se a sua documentação estiver em conformidade ao Edital.




  1. Contrato



Se você for o vencedor do certame, parabéns! Agora, o Município de Marialva é o seu cliente especial!

Lembre-se: fique atento aos prazos e condições de entrega do objeto. Também é importante manter em dia seus tributos e obrigações fiscais de acordo com as exigências do edital.


Galeria de Vídeos